sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Mensagem aos alunos

QUERIDO ALUNO!

O professor busca tornar seus alunos pensadores, pesquisadores, autodidatas, autônomos, pois só assim, se tornarão pessoas livres. O conhecimento traz a liberdade e, consequentemente, a felicidade. Você deixa de ser escravo da ignorância e passa a ser dono de si mesmo. Ninguém lhe passa a conversa! Pois tendo conhecimento, tem bons argumentos. E isto lhe deixará uma pessoa mais feliz. E é isto que o professor espera, que vocês sejam felizes.
Quando temos um sonho, uma meta, um objetivo... É só seguir, ir à busca, batalhar. A alegria está no caminho, e não na chegada, sabe por quê? Porque você se desafia, brinca com a sua inteligência, criatividade, dá-se chance de desenvolver-se, de aprender-desaprender-aprender, ou seja, respeita-se como ser humano, porque descobre que pode muito. Mas acontece isto com as pessoas que ousam, que saem do comum, e é tão fácil e prazeroso. As pessoas que se acomodam, que não aprendem ou que não querem aprender pelo menos uma coisa nova por dia, tornam-se, com o passar do tempo, desinteressantes e, o que é mais triste, o mundo para elas também torna-se desinteressante e nada é capaz de satisfazer-lhe, há uma ansiedade, um vazio, uma saudade de algo que não consegue definir. É bem mais legal e mais simples ir pelo caminho do estudo do que procurar outro.
Enquanto escrevo, vou meditando, refletindo... Mas, tenho esperança, acredito no jovem, acredito em vocês. O professor tem que ser o último a perder a esperança, pois, quando ele perder é porque não há mais esperanças...
(Texto de Dirce Adriane Scarton)

Nenhum comentário: